Pelo menos
É o caso de Belo Horizonte, onde Bella Gonçalves (PSOL) e Ana Paula Siqueira (Rede) abriram mão das pré-candidaturas para apoiar o deputado federal Rogério Correia (PT). Bella será a coordenadora de campanha que tem como objetivo impedir a chegada da extrema-direita à PBH.
“A gente tinha uma grande missão de resgatar esse brilho para enfrentar a política do ‘menos pior’, aquele voto que a gente dá sem convicção na urna, mas enfrentar também a extrema-direita. Entendemos que a unidade do campo progressista era fundamental para que esse processo caminhasse para uma vitória eleitoral neste ano”, afirmou Bella, que é também cotada para ser vice na chapa.
Ainda no lado esquerdo das eleições municipais, a deputada estadual Andreia de Jesus chegou a se colocar à disposição do PT para disputar a prefeitura de Ribeirão das Neves, na região metropolitana. No entanto, o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Cristiano Silveira, confirmou à reportagem que o nome escolhido pelo partido é o de Vicente Medeiros.
O também petista Leleco Pimentel, cotado em Ouro Preto, na região Central do estado, também confirmou à Itatiaia que não será candidato. “Sou deputado pelo PT, federado com PV e PC do B, e mesmo tendo nosso nome lembrado, em Ouro Preto apoiamos a reeleição do Ângelo Oswaldo, prefeito da Federação Brasil da Esperança”, disse.
Lohanna França (PV), que chegou a aparecer em pesquisas de intenções de votos em Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, também não será candidata. Em contato com a Itatiaia, ela confirmou que vai apoiar Laiz Soares (PSD). Em Montes Claros, no Norte de Minas, Leninha (PT), confirmou apoio ao colega de partido Paulo Guedes.
Do outro lado do espectro político, até o momento um deputado estadual que era cotado para a Prefeitura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, já desistiu do pleito.
Cristiano Caporezzo (PL) atendeu a um pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro e vai apoiar a reeleição do atual prefeito da cidade, Paulo Sérgio. “Nosso objetivo é proteger a cidade de Uberlândia para que jamais a esquerda venha colocar suas mãos sujas na prefeitura. Com esse propósito, fico feliz em atender esse pedido”, afirmou.
Candidaturas confirmadas
Até o momento são cinco pré-candidaturas de deputados estaduais que seguem prestigiadas e devem ser confirmadas nas convenções partidárias.
Em Belo Horizonte, o deputado estadual Bruno Engler é o nome escolhido pelo PL. E Mauro Tramonte é a bola da vez do Republicanos. A pesquisa Quaest divulgada na última terça-feira (16) coloca Tramonte na liderança das intenções de voto com 25% e Engler em segundo com 12%.
Outros três nomes que serão confirmados para as prefeituras mineiras são o do deputado estadual Coronel Sandro (PL), pré-candidato em Governador Valadares, no Rio Doce. Leonídio Bouças (PSDB) também confirmou à Itatiaia que será o nome tucano para Uberlândia. “Sou pré-candidato e vou até final”, sentenciou.
O deputado Douglas Melo (PSD), também confirmou sua pré-candidatura à Prefeitura de Sete Lagoas e afirmou que seu nome deve ser oficializado em convenção do partido nos próximos dias.
Nomes pendentes
A Itatiaia procurou outros deputados estaduais que são pré-candidatos por Minas Gerais. Elismar Prado (PSD), pré-candidato em Uberlândia não retornou os questionamentos.
A reportagem ainda tenta contato com Fábio Avelar (Avante), pré-candidato em Nova Serrana, Enes Cândido (Republicanos), em Governador Valadares, e Thiago Cota (PDT), cotado em Mariana.