Ouvindo...

Izalci será relator de GT da regulamentação da tributária no Senado

Grupo criado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) apenas enviará sugestões ao relator do projeto, o senador Eduardo Braga (MDB-AM)

Senador Izalci Lucas (PL-DF) será o relator do Grupo de Trabalho (GT) criado pela Comissão de Assuntos Econômicos

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) definiu, nesta terça-feira (16), o senador Izalci Lucas (PL-DF) como relator do Grupo de Trabalho (GT) que oferecerá sugestões sobre o Projeto de Lei Complementar (PLP) que regulamenta os impostos da reforma tributária ao relator da proposta, senador Eduardo Braga (MDB-AM).

A proposta não passará pela comissão, e as discussões acontecerão no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Assim, a criação do GT é uma estratégia para os membros da CAE também participarem do debate.

Situação semelhante ocorreu no ano passado, quando da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária no Senado Federal. À ocasião, o relator do GT era o senador Efraim Filho (União Brasil-PB), que apresentou as sugestões do grupo a Eduardo Braga, também relator da PEC que instituiu o novo regime tributário.

Aprovada na Câmara dos Deputados no último dia 10, a regulamentação da reforma começará a ser analisada pelo Senado apenas no segundo semestre, depois do recesso parlamentar. A regulamentação, na realidade, está dividida em duas propostas de lei: o PLP 68/2024 e o PLP 108/2024.

A primeira delas, que já será enviada ao Senado, trata dos impostos da reforma; a segunda, que ainda precisará ser votada pela Câmara, define as questões de governança do comitê gestor para estados e municípios.

Leia também

Reforma tributária no Senado

Os dois projetos de lei que regulamentam a reforma tramitarão no Senado com relatoria de Eduardo Braga a partir de escolha do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Braga antecipou a interlocutores que não deverá ter pressa na discussão do tema e que promoverá audiências públicas no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para tratar sobre o assunto. A expectativa é que o presidente Pacheco peça, inclusive, ao Planalto para retirar o regime de urgência do projeto.

O que prevê o texto aprovado pela Câmara? O PLP 68 recebeu o aval da Câmara dos Deputados após um pacote de mudanças apresentado tanto pelo grupo de trabalho responsável por relatar a proposta quanto pelo plenário.

A principal alteração coube à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) presidida pelo deputado Pedro Lupion (PP-PR), que garantiu a inclusão das carnes na cesta básica nacional, prevendo, portanto, a isenção dos impostos para compra desses alimentos. A decisão deve impactar diretamente na alíquota total da reforma — calculada, até então, em 26,5%.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.