Ouvindo...

Haddad defende revisão em projeto de Pacheco para renegociação das dívidas estaduais

Ministro da Fazenda diz que proposta tem impacto primário imediato

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defende uma revisão no projeto de lei que cria um programa de renegociação das dívidas dos estados. A proposta foi apresentada pelo presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na última terça-feira (9).

O novo projeto cria o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A proposta prevê redução do indexador da dívida, reduzindo substancialmente os juros — que podem cair dos atuais 4% para 2%, valor que seria ainda revertido para investimentos nos próprios estados.

O texto ainda inclui a possibilidade da entrega de ativos dos estados à União como meio para redução do valor final da dívida — Minas Gerais, por exemplo, poderia ceder a Codemig e outras empresas públicas.

“Combinamos de sentar com o relator para ajustar o texto, que tem impacto primário imediato”, disse o ministro, nesta sexta (12), durante sabatina no 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Apesar da vontade de Pacheco de votar de imediato, os líderes das bancadas do Senado Federal decidiram adiar para a primeira quinzena de agosto o início da discussão sobre o projeto.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio
É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.