Ouvindo...

Pacheco chamará governadores a Brasília para tratar da dívida dos Estados na segunda (1º)

Pacheco anunciou que o Ministério da Fazenda aprovou seu projeto para a renegociação das dívidas estaduais com a União; débito de Minas Gerais chega a R$ 160 bilhões

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), convocará os governadores a Brasília para discutir a questão da dívida dos Estados na próxima segunda-feira (1º).

Na última terça-feira (25), após uma reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o líder do Governo no Senado, Randolfe Rodrigues, e o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, Pacheco anunciou que o Ministério da Fazenda aprovou seu projeto para a renegociação das dívidas estaduais com a União.

Leia também

A proposta inclui a possibilidade de os Estados cederem ativos como forma de reduzir suas dívidas com a União. Agora, o projeto será apresentado ao presidente Lula (PT) para sua avaliação, seguindo então para tramitação no Senado antes do início do recesso legislativo.

Reunião com Zema adiada

Governadores de Estados endividados, incluindo o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), adiaram a reunião que teriam com Pacheco (PSD-MG) hoje.

O presidente do Senado chegou a se reunir com Rogério Ceron, representante do Ministério da Fazenda, com o secretário Geral do Estado de Minas Gerais, Marcel Beghini, o secretário da Fazenda, Luiz Cláudio e o secretário de Governo, Gustavo Valadares. A dívida de Minas Gerais é de R$ 160 bilhões.


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.