Ouvindo...

Nova Lima assume a liderança na alfabetização em Minas Gerais

Entre as cidades com maiores taxas, Nova Lima foi a que apresentou o melhor índice, com 97,94%, quatro pontos acima do percentual do estado

Alunos da Escola Municipal Florie Wanderley Dias

A cidade de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tem a maior taxa de alfabetização entre os 853 municípios de Minas Gerais. É o que aponta estudo recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Minas atingiu 94,1% da população alfabetizada e avançou 2,47 pontos percentuais em relação ao Censo de 2010.

Entre as cidades com maiores taxas, Nova Lima foi a que apresentou o melhor índice, com 97,94%, quatro pontos acima do percentual do estado. Para o prefeito da cidade, João Marcelo Dieguez (Cidadania), a posição é resultado de investimentos e estratégias.

“A gente fica muito feliz com esse resultado. Depois de uma série de investimentos e estratégias para ampliar a nossa alfabetização. A primeira delas foi um o plano de recuperação pós-pandemia, o Saber Mais, que foi destaque, inclusive, nacionalmente. Para superar essa defasagem educacional, tivemos aulas em um sexto horário, para aqueles que tinham mais dificuldades, além de estratégias personalizadas para cada aluno”, disse o prefeito, que apontou ainda outra iniciativa.

“Também criamos um programa premiado em Portugal, o CPP Itinerante. O CPP é o Centro Psicopedagógico que existe fisicamente numa unidade para ajudar aqueles alunos com mais dificuldade. Agora, com o CPP Itinerante, a gente percorre as escolas oferecendo esse tipo de suporte. A gente acredita que esse tipo de iniciativa, focada exatamente naqueles que tiveram mais dificuldade no processo de alfabetização, nos ajudaram a melhorar nossos índices e alcançar essa marca de ser a melhor cidade do estado de Minas Gerais”, ressaltou.

Leia também

O prefeito destaca ainda a valorização dos professores. “Outro projeto inovador do nosso governo é a casa do educador. É um local focado no bem-estar e na qualificação profissional dos profissionais da educação. Lá, o professor, por exemplo, tem cursos de qualificação, preparação onde eles gravam vídeo aulas para os alunos e também cuida do seu bem-estar, com atendimento jurídico e terapêutico”, listou.

Dieguez falou ainda sobre o prêmio Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que bonifica com um salário todos os profissionais da educação das escolas que atingirem a meta estabelecida pelo Ideb. “Se toda rede municipal atingir, a gente bonifica com dois salários. Isso significa o quê? Incentivar o melhor desempenho na educação por parte dos nossos profissionais e o resultado está aí”, comemorou.

Ainda de acordo com o prefeito, R$ 250 milhões são investidos em Educação na cidade, que arrecada R$ 1 bilhão.

“Nova Lima tem uma arrecadação privilegiada, quando comparada com outros municípios, e isso permite que a gente realize esses investimentos”, disse o prefeito, que cita ainda o investimento na formação bilingue.

“O contraturno bilíngue hoje já faz parte de quinze unidades escolares. Esses alunos não têm só aula de inglês, mas passa a ter todas as atividades do contraturno ministradas em inglês”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Tem mais de 27 anos de experiência jornalística, como gestor de empresas de comunicação em Minas Gerais. Já foi editor-chefe e apresentador de alguns dos principais telejornais do Estado em emissoras como Record, Band e Alterosa, além de repórter de rede nacional. Foi editor-chefe do Jornal Metro e também trabalhou como assessor de imprensa no Senado Federal, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e no Sesc-MG. Na Itatiaia, onde está desde abril de 2023, André é repórter multimídia e apresentador.