Ouvindo...

Lula e Trump podem se encontrar na Malásia no próximo domingo (26)

Presidente brasileiro viaja de 24 a 28 de outubro para Indonésia e Malásia; encontro entre os dois chefes de Estado vem sendo articulado há semanas

Lula e Trump devem se encontrar na Malásia no domingo (26)

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , e dos Estados Unidos, Donald Trump, devem se reunir no próximo domingo (26), na Malásia. O encontro, às margens da cúpula do bloco econômico do Sudeste Asiático (Asean), deverá acontecer em Kuala Lumpur, capital do país.

A previsão é de que o encontro seja realizado à tarde (horário local) e madrugada ou início da manhã (horário de Brasília). A informação é da “CNN”.

Leia também

A reunião entre os dois chefes de Estado vem sendo articulada há semanas, desde que Lula e Trump tiveram um breve encontro durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Na época, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o encontro com Lula foi muito positivo e que houve “excelente química” entre os dois. Lula viaja de 24 a 28 de outubro para Indonésia e Malásia, onde fará visitas de Estado e será o primeiro presidente brasileiro convidado para participar da Asean.

Apesar disso, o diretor do departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia, Embaixador Everton Frask Lucero, enfatizou aos jornalistas que a conversa entre os líderes é possível, mas que ainda não está confirmada. De acordo com Lucero, o Brasil está reservando espaço para o encontro com o americano e também para bilaterais com outros países.

Até o momento, apenas o encontro com o primeiro-ministro da Índia, Modi Narendra, está agendado. Mas nada impede um encontro com outros líderes. Ainda conforme o embaixador, a grade de programação do presidente não está totalmente tomada no país. “Há janelas e é possível acomodar a programação. Há demandas de encontros bilaterais que já temos recebido e que estamos processando”, afirmou.

*Com Estadão Conteúdo e CNN

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas