Ouvindo...

Maioria dos brasileiros vê Lula mais forte após encontro com Trump na ONU

Levantamento Quaest aponta que 49% veem fortalecimento político do presidente, e 65% defendem postura amigável diante dos EUA

O presidente Lula (esq.) e o presidente dos EUA, Donald Trump (dir.)

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) indica que a maioria dos brasileiros acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu politicamente fortalecido após o encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a Assembleia Geral da ONU. O levantamento foi realizado antes da ligação entre os dois líderes, ocorrida na última segunda-feira (6).

Segundo o estudo, 49% dos entrevistados avaliam que Lula ganhou força com a aproximação de Trump, enquanto 27% consideram que ele ficou mais fraco e 10% acreditam que sua posição permaneceu a mesma. Outros 14% não souberam ou não responderam.

Leia também

A percepção de fortalecimento é mais intensa entre lulistas (78%) e eleitores de esquerda (75%), enquanto a avaliação de enfraquecimento predomina entre bolsonaristas (51%) e pessoas de direita (48%). Entre os sem posicionamento definido, 44% veem Lula mais forte e 25% mais fraco.

A pesquisa também mostra que 51% dos brasileiros acreditam que Lula e Trump vão “se dar bem”, enquanto 36% consideram que a relação não será boa e 13% não souberam ou não responderam. Quanto à postura do presidente brasileiro, 65% defendem uma relação amigável, e 25% preferem uma posição mais dura diante do líder norte-americano.

No levantamento, 52% avaliaram como bom o discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU, e 34% consideraram ruim.

O levantamento foi realizado entre 2 e 5 de outubro, com 2.004 entrevistas presenciais com brasileiros com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio