Ouvindo...

‘Não pintou química, pintou indústria petroquímica’, diz Lula sobre conversa com Trump

Presidente brasileiro disse que pediu ‘liturgia’ ao conversar com Trump

Presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que entre ele e Donald Trump não houve apenas uma “química”, mas sim uma “indústria petroquímica”. Os dois líderes conversaram por telefone na semana passada. O próprio republicano havia usado o termo “química” para descrever sua relação com Lula.

Lula falou em evento de comemoração do Dia dos Professores, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (15). No final de setembro, o presidente participou da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Lá, o petista conversou por alguns segundos com Trump, que, em seu discurso, chamou o petista de “cara legal”.

Leia também

O presidente também confirmou um novo encontro entre representantes dos dois países, previsto para quinta-feira (16). O chanceler Mauro Vieira já está em Washington e deve se reunir com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio.

Antes das trocas entre os presidentes, Brasil e Estados Unidos enfrentavam uma crise que se potencializou com a imposição de sobretaxas de até 50% sobre produtos brasileiros , como café, carne e frutas.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.