Ouvindo...

Lula mostra indignação com o nível do Congresso: ‘mais baixo que já tivemos’

Fala foi feita diante do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que o acompanhou em agenda no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (15)

Lula participa de agenda no Rio de Janeiro, ao fundo, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta

Durante evento no Rio de Janeiro em comemoração ao Dia dos Professores, nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou sua artilharia contra os deputados e senadores do Congresso Nacional, ao qual classificou como “o de mais baixo nível” da história recente do país. A fala foi feita ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

A participação de Lula no evento foi marcada por críticas aos políticos eleitos. Diante da plateia - e de Motta -, Lula lamentou a qualidade do atual Parlamento e atribuiu o problema ao avanço da extrema direita nas eleições de 2022.

“O Hugo é presidente desse Congresso, ele sabe que esse Congresso nunca teve a qualidade de baixo nível como tem agora. Aquela extrema direita que se elegeu na eleição passada é o que há de pior”, afirmou o presidente.

Lula também voltou a criticar o negacionismo durante a pandemia da Covid-19, sem citar nomes, mas em referência ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Pode ter um presidente que nega que existiu a Covid, que nega a vacina, que distribui remédio que não vale nada, que tinha um ministro da Saúde que não entendia porra nenhuma de saúde”, declarou Lula.

Leia também

O presidente defendeu que o voto deve ser guiado por princípios e compromisso com o país, e não por aparência ou popularidade. “A gente precisa escolher as pessoas pelo que elas pensam e pelo histórico que têm. Tem que analisar qual é o compromisso delas com o que a gente acredita que precisa ser feito nesse país”, disse.

(Matéria em atualização)

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio