Ouvindo...

Homem investigado por ameaçar deputadas estaduais mineiras é preso em Pernambuco

Segundo as investigações, iniciadas em agosto de 2023, as ameaças eram planejadas e executadas em fóruns e grupos na internet

Foi preso nesta terça-feira (7) o principal investigado por ameaçar de estupro e morte as deputadas estaduais Lohanna França (PV), Bella Gonçalves (Psol) e Beatriz Cerqueira (PT). O homem, que não teve identidade divulgada, estava em Olinda, Pernambuco.

Segundo as investigações, iniciadas em agosto de 2023, as ameaças eram planejadas e executadas em fóruns e grupos na internet denominados “chans”. Nesses locais, os integrantes incitavam a violência, pedofilia e necrofilia, e postavam imagens de estupros, assassinatos, mutilações e conteúdos de abuso e pornografia infantil.

“Com esperança recebo a notícia da prisão do principal investigado pelas ameaças de estupro, morte e violências diversas contra mim, minha equipe e nossas famílias. Ainda há muito a caminhar, mas hoje avançamos!”, escreveu Lohanna França.

Ao longo da operação, várias medidas cautelares foram cumpridas, apreendendo dispositivos informáticos em casas de outros investigados. O homem preso nesta terça (7) era o líder do grupo, que usava “Leon” e “Grow” como nome de usuário. Vários outros integrantes do grupo também foram identificados.

Leia também

Além de cometer os crimes contra as parlamentares, o investigado coagia adolescentes à automutilação e envio de fotos nuas. Além da prisão preventiva do suspeito, foi feita a apreensão de computadores, telefones e pen drives com materiais ligados ao caso.

O preso será encaminhado ao sistema prisional, onde responderá o processo. A operação foi feita em conjunto pelo Ministério Público de Minas Gerais, pela Polícia Civil de Minas Gerais e pela Polícia Militar.

O presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), comemorou o avanço da operação em suas redes sociais. “Justiça sendo feita! Com ação eficaz do MPMG, PMMG e PCMG, acaba de ser anunciada a prisão do principal suspeito de praticar ameaças contra deputadas. Vamos aguardar os desdobramentos e continuar trabalhando para conter a ação de criminosos em Minas Gerais!”, escreveu Tadeu Leite.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.