O governo brasileiro, por meio do Itamaraty, condenou nesta segunda-feira (6), a nova ofensiva do governo israelense, com ataques à região de Rafah, ao sul da Faixa de Gaza. Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores diz que o governo de Benjamin Netanyahu opta por intensificar o conflito “em área sabidamente de alta concentração da população civil”.
Ainda de acordo com o comunicado, os novos ataques militares do Exército de Israel mostram descaso pelos princípios básicos dos direitos humano e humanitário e podem comprometer a mediação e o diálogo que estão em curso.
As Forças de Defesa de Israel anunciaram nesta segunda-feira que estão realizando ataques a “alvos específicos” na cidade de Rafah. A cidade, uma das maiores da Faixa de Gaza, tem recebido milhares de palestinos desde o fim do ano passado, quando ataques militares israelenses começaram a ser feitos em cidades da região norte.
A nova ofensiva em território palestino ocorreu pouco depois de o grupo Hamas anunciar ter aceitado uma proposta de cessar-fogo construída com Israel por meio dos governos do Egito e do Catar. Neanyahu disse, por sua vez, que os ataques continuarão enquanto uma delegação israelense é enviada para negociar a interrupção dos ataques.