O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, afirmou nesta segunda-feira (8) que a ação do empresário Elon Musk de liberar contas bloqueadas judicialmente na rede social X, antigo Twitter, pode caracterizar conduta de cumplicidade com os criminosos que tiveram o acesso restabelecido.
Em discurso feito no Palácio do Planalto, o ministro demonstrou preocupação com a medida adotada pela rede social por liberar o perfil de criminosos procurados pela Interpol. “Acho que a ação de ontem (7) de permitir um criminoso procurado, que foi afastado da rede pela Justiça, poder utilizar essa rede pode caracterizar, inclusive, uma conduta de cumplicidade por parte dos responsáveis por essa conduta (de liberar os perfis) com a ação do criminoso”, avaliou Pimenta.
Ainda em seu discurso, o ministro Paulo Pimenta defendeu a adoção de medidas judiciais contra Elon Musk. “O risco que a gente temia já começa a acontecer por permitir que criminosos, procurados pela Interpol, passem a utilizar a rede para repetir crimes pelos quais são procurados e investigados”, afirmou ele.
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes incluiu Elon Musk na lista de investigados do inquérito das Fake News, que apura o uso das plataformas digitais para a propagação do discurso de ódio e atentar contra o Estado Democrático de Direito. O empresário poderá ser multado em 100 mil reais, caso descumpra a ordem do Supremo de bloquear contas indicadas pela corte.