O
Jornais como The Washington Post (EUA), Le Monde (França), La Nacion (Argentina), The Guardian, BBC e Reuters (Inglaterra) noticiaram o caso. Abaixo estão os temas publicados por esses veículos:
- The Washington Post: O jornal afirmou que Musk está “desafiando” Moraes, e lembrou que o Brasil é o quarto maior mercado no X, com 20 milhões de usuários cadastrados.
- The Guardian: O jornal destacou o
pronunciamento do ministro Paulo Pimenta (Secom) sobre o caso e relembrou os ataques de 8 de janeiro, em Brasília. - La Nacion: O argentino destacou as críticas de Musk e afirmou que Moraes respondeu com “uma investigação” contra o norte-americano.
- Le Monde: O jornal destacou que nos últimos anos, Moraes ordenou a suspensão de contas do Twitter suspeitas de disseminar desinformação e o chamou de “figura judicial que divide opiniões, considerado tirânico por alguns e defensor da democracia por outros”.
Leia também - BBC: A TV comentou sobre a hipótese de o X ser suspenso no Brasil. Segundo eles, as contas suspensas tinham ligação com movimentos de extrema-direita, sobretudo com participação em publicações sobre “tumultos em 8 de janeiro do ano passado, quando milhares de apoiadores do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, invadiram o Congresso do país, o Supremo Tribunal Federal e o palácio presidencial”.
- Reuters: A agência chamou Musk de “um autodeclarado absolutista da liberdade de expressão”. Para eles, o empresário “desafiou uma decisão do ministro Alexandre de Moraes” ordenando o bloqueio de algumas contas.