Ouvindo...

MST deixa fazenda em Lagoa Santa e defesa de proprietários comenta fim da invasão

Advogado dos proprietários da fazenda afirmou que acordo por saída do MST era única alternativa possível

MST ocupa fazenda em Lagoa Santa, na Grande BH

A defesa dos proprietários da fazenda Aroeiras, em Lagoa Santa, que foi desocupada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) na noite de quarta-feira (20) avaliou que o acordo pela saída dos invasores foi a única alternativa possível.

O advogado Jorge Pimenta, que representa a família, afirmou que a decisão da Justiça autorizando o controle da entrada de integrantes do MST no local e a confirmação dos documentos de posse foram essenciais para que resolver a situação.

Veja mais: Veja imagens da fazenda invadida em Lagoa Santa após saída do MST

“O resultado da reunião entre MST e o Incra já era esperado pela defesa dos proprietários da fazenda, em razão da sequência de acontecimentos após a invasão. A medida adotada pela família, imediata, pedindo a reintegração, seguida da inspeção judicial que constatou a posse e propriedade da família. Constaram que a fazenda não estava abandonada. Também constataram a questão ambiental, os mananciais de água e sítios arqueológicos, que inviabilizaram o assentamento no local”, afirmou o advogado.

Veja mais: Famílias do MST que invadiram fazenda em Lagoa Santa fazem acordo para sair do local

Ele citou também a decisão do desembargador Luiz Arthur Hilário, que proibiu o MST de levar novas famílias para o local. “Houve uma medida judicial proibindo qualquer tipo de desmatamento e exploração da terra. O MST tentou reverter uma decisão, que foi validada pela Justiça, em 2º grau”, disse Jorge Pimenta.

Na noite de quarta-feira (20), o MST fechou um acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para deixar a fazenda em Lagoa Santa e organizar um reassentamento em outras duas fazendas da Região Metropolitana de BH em até 60 dias. As famílias estavam no local desde o dia 8 de março.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.