O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta segunda-feira (18) que o governo irá divulgar os resultados positivos de áreas estratégicas de forma periódica. A decisão foi anunciada após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrar entregas, em reunião ministerial, no Palácio do Planalto. A ideia é alavancar a avaliação positiva do governo, que apresentou queda nos primeiros meses deste ano.
O ministro Rui Costa afirmou, em coletiva de imprensa, que a população deve começar a sentir os efeitos positivos do governo a partir deste ano. “Esse conjunto de políticas públicas ele vai se sedimentar agora, esse é o nosso convencimento. Todos os ministérios tiveram esse balanço e, com certeza, nós faremos essa divulgação periódica dos resultados concretos”, detalhou Rui Costa.
Um levantamento da Quaest, divulgado em fevereiro, apontou que o governo Lula é avaliado negativamente por 34% das pessoas entrevistadas. Em dezembro de 2023, o índice estava em 29%. A avaliação positiva oscilou dentro da margem de erro, que era de 2,2 pontos para mais ou para menos. Segundo a Quaest, a avaliação positiva caiu de 36% para 35%.
O presidente Lula deve visitar, pelo menos, dois estados nesta semana, com o objetivo de realizar anúncios positivos para tentar alavancar a avaliação positiva do governo. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, afirmou que o martelo deve ser batido em reunião que será realizada na tarde desta segunda-feira (18), no Palácio do Planalto.