Ouvindo...

Sinfazfisco-MG oficializa nova diretoria em meio a debates sobre reformas de teor tributário

Marcelo Delão da Silva, novo presidente do sindicato, quer ouvir servidores antes de mudanças na lógica da Secretaria de Fazenda serem concretizadas

Marcelo Delão da Silva é o novo presidente do Sinfazfisco-MG

O Sindicato dos Servidores da Tributação, Fiscalização e Arrecadação do Estado de Minas Gerais (Sinfazfisco-MG) oficializou, nessa quarta-feira (28), a nova composição de sua diretoria. A cúpula, liderada pelo presidente Marcelo Delão da Silva, comanda a entidade desde janeiro. A ideia é aproveitar o mandato, com duração de três anos, para estreitar os laços com entidades ligadas ao setor econômico.

O Sinfazfisco-MG representa, por exemplo, os trabalhadores da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. Segundo Marcelo Delão, a interlocução com os servidores é essencial, sobretudo, em um momento marcado por reformas estruturantes como a tributária, que vai alterar, gradativamente, a lógica de cobrança de impostos no país.

“A gente já vem trabalhando em função de conseguir agregar as pessoas, os colegas e os outros sindicatos e associações da secretaria de Fazenda, porque hoje, a nível nacional, teve a reforma tributária e vai vir a reforma da administração tributária. São coisas diferentes. A reforma tributária trabalhou os impostos. A reforma da administração tributária vai trabalhar a instituição e os servidores”, disse, em entrevista à Itatiaia.

Leia também

O mandato da nova direção da entidade foi lançado durante evento no bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte. De acordo com o presidente do sindicato, a reforma da administração tributária demanda participação dos técnicos fazendários.

“Seria ideal que os servidores de hoje já apresentassem sugestões ao estado e falassem: ‘gostaríamos que a secretaria de Fazenda fosse assim, pois achamos que, com isso, ficaria mais simples, mais funcional e mais eficiente, tanto para gente quanto para o estado e, principalmente, para o cidadão, que é quem usa nossos serviços”, explicou.

Nesta semana, representantes de sindicatos do fisco de outros estados, como Rio Grande do Sul, Rondônia e Amazônia, estiveram na sede do Sinfazfisco-MG, em Belo Horizonte. As entidades miram parcerias em prol, por exemplo, de campanhas de valorização dos servidores do setor.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Júlio Vieira é repórter da Itatiaia.