O ex-secretário de Governo da gestão Fuad Noman (PSD), Josué Valadão, assume, nesta terça-feira (27), a secretaria municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. A pasta era comandada por Rosilene Rocha, que pediu demissão do cargo depois que o prefeito Fuad Noman confirmou sua pré-candidatura à reeleição.
Segundo apurou a Itatiaia, a saída de Rosilene pode estar relacionada a dois fatores: o primeiro é a oficialização de Fuad Noman como pré-candidato à disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em outubro deste ano. Rosilene Rocha é ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e foi indicada pelo partido para ocupar o cargo.
O PT também possui um pré-candidato no pleito, o deputado federal Rogério Correia, que inclusive realizará um evento oficial de lançamento de seu nome com a presença de autoridades nacionais do partido.
A segunda possível explicação é uma ação do próprio prefeito Fuad Noman na semana passada. Ele determinou a remoção de uma placa com as cores do arco-íris e a expressão “bem-vindes”, em linguagem neutra, na fachada do Centro de Referência LGBTQIA+, na região central da cidade.
A avaliação de pessoas ligadas à ex-secretária é de que a determinação não teria sido combinada com a pasta de Rosilene.
Novo secretário
Josué Valadão, que ocupa cargos na Prefeitura de Belo Horizonte desde a gestão de Marcio Lacerda, foi secretário de Obras durante o mandato de Alexandre Kalil (PSD) e alçado ao posto de secretário de Governo em 2021. A função da pasta é coordenar as ações da prefeitura e, principalmente, o diálogo entre o Executivo municipal e os vereadores.
Valadão deixou o cargo em agosto do ano passado, após um atrito aberto com o presidente da Câmara, vereador Gabriel Azevedo (sem partido), que o ofendeu durante uma reunião destinada a discutir o destino do Aeroporto Carlos Prates, na região Noroeste.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.