Ladeada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a deputada estadual Ana Paula Siqueira, da Rede Sustentabilidade, lançou, neste sábado (24), sua pré-candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte. O evento aconteceu em um hotel da Região Central da cidade e contou com a presença de políticos de outros partidos, como a deputada federal Duda Salabert, pré-candidata do PDT, e o deputado federal Rogério Correia, que deseja representar o PT na corrida ao poder Executivo belo-horizontino.
Ana Paula lidera a segunda pré-candidatura à PBH lançada pela Rede. Na semana passada, outra ala do partido oficializou o ex-vice-prefeito Paulo Lamac
A Rede forma uma federação partidária com o Psol, legenda que já formalizou
Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Marina Silva defendeu a candidatura de Ana Paula e citou a necessidade de ampliar a participação feminina nos Executivos municipais.
“Das mais de 90 cidades acima de 200 mil habitantes, só temos nove mulheres que são prefeitas – incluindo, aí, as capitais. Ou seja: a participação das mulheres ainda é aquém de sua capacidade e quantidade”, disse.
Na Assembleia Legislativa desde 2019, Ana Paula Siqueira adotou tom parecido, visto que Belo Horizonte nunca foi administrada por uma mulher.
“A gente sabe a realidade da população. Vim da periferia. Conhecemos a cidade para além da Contorno. É muito necessário trazermos, para o espaço da gestão das cidades, um olhar sensível e comprometido com o cuidado e com a melhoria da vida da população em todos os aspectos. Nós, mulheres, temos essa habilidade”, falou.
Problemas na mira
Durante os discursos, além de elogios à trajetória de Ana Paula, lacunas sociais de Belo Horizonte também foram citadas.
A deputada defendeu, por exemplo, a ampliação da rede de assistência social do município.
“Belo Horizonte tem jeito, e o jeito é fazer mudanças na administração, trazendo a formatação de políticas públicas que realmente sejam construídas a partir das necessidades das pessoas, para as pessoas, e executadas com elas”, pregou.
Marina Silva, por sua vez, afirmou receber, da correligionária, informações a respeito de demandas dos habitantes de BH.
“A deputada está sempre me colocando questões em relação ao transporte, à saúde e aos graves problemas de desigualdade. Ela me dizia que temos, aqui, uma população (considerável) em situação de rua. Fui candidata a deputada federal em São Paulo onde, no estado todo, temos 80 mil pessoas em situação de rua”, exemplificou.
Ana Paula Siqueira é deputada estadual desde 2019
Cenário eleitoral
Apesar da pulverização de momento, nos bastidores, lideranças partidárias acreditam que será possível alcançar a unificação das legendas à esquerda. A avaliação é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Há, ainda, o prefeito Fuad Noman (PSD),
À direita, o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro deve lançar o deputado estadual Bruno Engler na disputa. O Novo, do governador Romeu Zema, tende a apostar em uma chapa com o ex-deputado federal Lucas Gonzalez e a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.