Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Stock Car em BH: Prefeitura diz que corrida respeitará padrões internacionais de preservação ambiental

Por questões de segurança, Prefeitura terá que cortar 73 árvores na área da prova; para compensar quase 500 unidades serão plantadas em outros pontos da capital

A prefeitura de Belo Horizonte e organizadores estão otimistas e vão apresentar um estruturado plano de preservação ambiental para conseguir licenças para realização da prova Stock Car, em Belo Horizonte.

Tratamento acústico no entorno do Mineirão para evitar incômodo aos moradores e animais, uma prova com carbono neutro e uma tecnologia para neutralizar danos causados por óleo que pode ser derramado na pista durante a prova ou em caso de acidente entre os veículos.

Além disso, a etapa de BH irá respeitar os protocolos internacionais de boas práticas de preservação ambiental. Para respeitar os protocolos de segurança, a Prefeitura terá que cortar 73 árvores no entorno do Mineirão. Para compensar, quase 500 unidades serão plantadas em BH.

Leia também

Em entrevista à Itatiaia, o Superintendente da Sudecap, Henrique de Castilho, explica que todos esses detalhes serão apresentados pelo executivo municipal aos técnicos do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) em uma reunião marcada para esta quarta-feira (21).

“O trabalho que a Prefeitura de BH está fazendo, juntamente ao COMAM é o mesmo que é feito em qualquer obra de Belo Horizonte. Atualmente não há nenhuma obra na cidade que não tem todas as autorizações necessárias”, explica Castilho. “Neste caso específico, não há a menor possibilidade de fazermos um evento com o tamanho da Stock Car, sem antes aprovar no COMAM”, completa.

Henrique explica que todos esses preparativos estão sendo feitos de acordo com as determinações do COMAM. “Pelo levantamento foi determinado que será preciso suprimir 65 árvores no entorno do Mineirão e ainda 8 arvores dentro espaço do estádio. Porém, assim como acontece em todos os empreendimentos da Prefeitura, haverá a compensação com o plantio de 500 árvores em toda a cidade”, conclui o Superintendente da Sudecap.

Prova mostrará BH para o mundo

Quem também animado para a passagem da Stock Car pela capital mineira é o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD). Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Fuad destacou o potencial atrativo de receber uma etapa dessa que é a principal categoria do automobilismo nacional.

“A Stock Car é uma categoria que tem repercussão internacional, então ela não traz consigo apenas os olhares do público brasileiro que acompanha o automobilismo. E Belo Horizonte foi convidada para sediar uma corrida desse porte. Isso mostra que a cidade está pronta para receber grandes eventos”, conclui o prefeito.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. Em Belo Horizonte, teve passagens pelas rádios Alvorada, BandNews FM e CBN. No Grupo Bandeirantes de Comunicação, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Cobriu as tragédias ambientais da Samarco, em Mariana, e da Vale, em Brumadinho. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Em 2023, venceu o Prêmio Nacional de Jornalismo CNT.
Formado em jornalismo pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atua na área desde 2010, com foco na cobertura esportiva. Entre os destaques da carreira, cobriu Copas do Mundo, Olimpíadas e torneios de diversas modalidades esportivas. É editor da capa do Portal da Itatiaia.
Leia mais