O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aguarda parecer do Ministério da Fazenda sobre proposta do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD), para marcar uma reunião com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite (MDB), ministros e o próprio Pacheco para discutir termos concretos para buscar uma solução para dívida de R$ 160 bilhões de Minas Gerais com a União.
A Itatiaia apurou que Lula quer resolver o problema o mais rápido possível. O parecer da Fazenda é considerado fundamental para que o governo federal tenha informações técnicas sobre as viabilidades das propostas que constam no texto apresentado por Pacheco como alternativa para o Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
Uma das possibilidades analisadas será a federalização de estatais como Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig). Em entrevista exclusiva à Itatiaia, na última quinta-feira (9), Lula evitou antecipar algo sobre este ponto.
“Eu não vou dizer o que o governo federal tem interesse de assumir. Eu só vou dizer que fiquei muito feliz quando o presidente do Senado apresentou a proposta junto com o ministro [de Minas e Energia] Alexandre Silveira. Essa proposta está, neste momento, no Ministério da Fazenda. O Haddad está estudando. O Haddad também demonstrou interesse nessa prosposta. A hora que Fazenda der ‘ok’, nós vamos então conversar com o governador [Zema] pra ver se é possível fazer o acordo. Eu não dizer o que vai entrar neste acordo, se vai entrar a Cemig ou não vai entrar, porque eu ainda não tenho um parecer do Ministério da Fazenda”, disse.
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), conversou com o Lula na passagem por BH e confirma que o presidente já “encomendou” uma reunião para discutir o assunto no pós-carnaval.
“O presidente Lula já encomendou uma reunião com o governador Zema, comigo e com integrantes do governo federal. A reunião é para fazer as coisas acelerarem”, disse Leite.
Fontes no governo de Minas confirmaram que a reunião irá ocorrer e garantiram que quando for chamado pelo presidente, Zema irá a Brasília para discutir a solução para a dívida. A reunião será marcada pelo governo federal, após a finalização e entrega do parecer ao Presidente.
O Presidente da ALMG disse à Itatiaia que também quer resolver a questão com rapidez e só está aguardando a convocação da gestão petista.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.