Caiado anuncia filiação ao PSD, ao lado de Eduardo Leite e Ratinho Jr.

Governador de Goiás deixou o União Brasil e mira candidatura ao Palácio do Planalto

Ronaldo Caiado anunciou filiação ao PSD em vídeo ao lado de Eduardo Leite e Ratinho Jr.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou nesta terça-feira (27) a sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD). O anúncio foi divulgado em suas redes sociais, em um vídeo ao lado do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do Paraná, Ratinho Jr., ambos da mesma sigla

“Este é um gesto de total despreendimento. Aqui não tem o interesse pessoal de cada um. Aquele que for escolhido levará essa bandeira de um projeto de esperança, de resgate daquilo que o povo tanto espera. Caráter, determinação, honra, coragem moral e também independência intelectual para governar esse país”, disse Caiado.

Como informado pela Itatiaia, Caiado confirmou que havia comunicado a ACM Neto, vice-presidente nacional do seu antigo partido, o União Brasil, que estava em busca de outra legenda para se lançar ao Palácio do Planalto nas eleições de 2026.

Com pré-candidatura lançada desde abril de 2025, Caiado vem insistindo que não deixará de ser candidato e compõe a tríade de governadores de direita que pretendem disputar a Presidência da República em 2026.

No vídeo divulgado por Caiado, o governador Ratinho Jr. desejou boas-vindas. Segundo ele, a chegada de Caiado à sigla fortalece o partido na disputa ao Palácio do Planalto. “União pelo Brasil, para virar essa página e fazer um Brasil moderno, um novo país, que tanto as pessoas precisam e querem”, afirmou.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também desejou boas-vindas e afirmou que o partido ainda não possui uma definição sobre quem irá encabeçar a chapa na disputa à Presidência.

“Antes das nossas aspirações individuais, como agentes políticos, vem a nossa aspiração como brasileiros. O Brasil precisa encontrar um rumo que devolva a esperança para as pessoas. Esse é o compromisso do PSD. A gente constitui um partido que reúne pessoas que pensam o Brasil e querem fazer diferença. A gente não precisa pensar igual, a gente precisa pensar no Brasil”, afirmou.

Caiado está em seu segundo mandato como governador de Goiás e já chegou a concorrer a uma eleição presidencial no passado. Em 1989, primeiro pleito após o fim da Ditadura Militar, ele se lançou candidato e recebeu 488.893 votos à época. O segundo turno daquele ano foi disputado entre Fernando Collor e o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e pós-graduado em Jornalismo nos Ambientes Digitais pela mesma instituição. Possui experiência como repórter, produtor e coordenador de telejornal.

Ouvindo...