Suspeito de vazar redação do Enem é alvo de operação da Polícia Federal

Agentes cumprem dois mandados de busca e apreensão no município de Sobral, no Ceará, nesta quarta-feira (24)

Imagem começou a circular nas redes sociais minutos após o início da aplicação da prova

A Polícia Federal cumpre, nesta quarta-feira (24), dois mandados de busca e apreensão contra um suspeito de vazar a redação do Enem, na última edição da prova, em novembro.

A operação acontece na cidade de Sobral, no Ceará, fruto de uma investigação instaurada logo após a realização do Enem a pedido do Inep, instituto responsável pela aplicação da prova. Minutos após o início da prova, começou a circular nas redes sociais uma imagem retratando a página da prova indicando o tema da redação e os textos motivacionais.

Após o ocorrido, à época, o ministro da Educação, Camilo Santana, negou que o vazamento tivesse ocorrido antes do início da aplicação da prova. A principal suspeita, com a qual a polícia também trabalha, é que o autor da fotografia deixou a sala de aplicação antes do horário determinado pelo edital do Enem.

Leia também

A Polícia Federal ainda não detalhou a operação desta quarta-feira, mas, indicou que o investigado é suspeito de cometer crime de fraude em certame de interesse público, com pena prevista de até oito anos de prisão.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Ouvindo...