A Polícia Federal cumpre, nesta quarta-feira (24), dois mandados de busca e apreensão contra um suspeito de vazar a redação do Enem, na última edição da prova, em novembro.
A operação acontece na cidade de Sobral, no Ceará, fruto de uma investigação instaurada logo após a realização do Enem a pedido do Inep, instituto responsável pela aplicação da prova. Minutos após o início da prova, começou a circular nas redes sociais uma imagem retratando a página da prova indicando o tema da redação e os textos motivacionais.
Após o ocorrido, à época, o ministro da Educação, Camilo Santana, negou que o vazamento tivesse ocorrido antes do início da aplicação da prova. A principal suspeita, com a qual a polícia também trabalha, é que o autor da fotografia deixou a sala de aplicação antes do horário determinado pelo edital do Enem.
A Polícia Federal ainda não detalhou a operação desta quarta-feira, mas, indicou que o investigado é suspeito de cometer crime de fraude em certame de interesse público, com pena prevista de até oito anos de prisão.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.