Ouvindo...

Times

Milei envia carta convidando Lula para posse presidencial: ‘construção de laços’

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, convidando para a cerimônia de posse, que ocorrerá em 10 de dezembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, neste domingo (26), uma carta do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, convidando para a cerimônia de posse, que ocorrerá em 10 de dezembro, em Buenos Aires.

No documento, entregue ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, pela futura chanceler argentina, Diana Mondino, em reunião neste domingo, Milei fala em construir laços com o governo brasileiro.

“Desejo que nosso tempo juntos como presidentes seja uma etapa de trabalho frutífero e de construção de laços que consolidem o papel que a Argentina e o Brasil podem e devem desempenhar na comunidade internacional”, destacou Milei.

Durante a campanha eleitoral, Milei fez críticas ao governo do presidente Lula, chamando o petista de comunista com “vocação totalitária”. O presidente eleito da Argentina chegou a ameaçar sair do MERCOSUL. O Itamaraty ainda não confirmou se Lula participará da posse de Milei, ou se o governo irá enviar um representante.

Após a vitória nas eleições, Milei conversou com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o convidou para a posse presidencial, assim como parlamentares aliados. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) confirmou que ele e o pai deverão comparecer à posse de Milei, na Argentina.

Mais cedo, a futura ministra de Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, desembarcou no Brasil neste domingo (26) e se reuniu com o chanceler brasileiro Mauro Vieira, em Brasília. O objetivo da visita é entregar, pessoalmente, convite ao ministro para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) posse comparecer à posse do presidente argentino eleito, Javier Milei, no dia 10 de dezembro, em Buenos Aires.

Mauro Vieira também comandou uma reunião, com os chanceleres de países vizinhos, de preparação para a reunião de Cúpula do Mercosul, que irá ocorrer nos dias 7 e 8 de dezembro, no Rio de Janeiro. O ministro Mauro Vieira e Diana Mondino também trataram dos aspectos da relação bilateral e o atual estágio das negociações Mercosul-União Europeia. A reunião foi acompanhada pelos embaixadores do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, e da Argentina em Brasília, Daniel Scioli.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais