Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Milei convida Bolsonaro para posse durante primeira conversa pós-eleição

Ex-presidente brasileiro confirmou intenção de acompanhar cerimônia em Buenos Aires

Conversa foi compartilhada em redes sociais

Conversa foi compartilhada em redes sociais

Reprodução/X(antigo Twitter)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ligou, na manhã desta segunda-feira (20/11), para o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, que convidou o brasileiro para a cerimônia de sua posse, marcada para 10 de dezembro. O vídeo da conversa, que foi acompanhada pelo deputado Eduardo Bolsonaro, foi compartilhado por Bolsonaro no X, antigo Twitter. A cerimônia de posse está marcada para 10 de dezembro.

“Parabéns! Estou muito feliz aqui. Você tem um trabalho muito grande pela frente. O trabalho vai para fora da Argentina. Você representa muito para nós democratas e amantes da liberdade. Representa muita coisa para o Brasil. Tenha certeza: tudo que for possível fazer por você, estarei à disposição. Deus vai te iluminar e proteger. Você fará um grande governo”, disse Bolsonaro.

“Obrigado. (...) Para mim, seria de um valor enorme se vier para a posse. Vamos oferecer um almoço”, respondeu Milei.

“Estou quase torcendo para a Argentina, na próxima terça, contra o Brasil”, brincou o ex-presidente brasileiro. Pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, as seleções do Brasil e Argentina jogam amanhã, no Maracanã, a partir das 21h30.

Eduardo disse que a família deve ir à Argentina dias antes da posse, marcando agenda, inclusive, com Karina Milei, irmã do presidente eleito.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também parabenizou Milei, via X, pela eleição. Disse que a Câmara “continuará trabalhando para estreitar ainda mais as relações comerciais, políticas e culturais entre as duas nações”.

O argentino
Javier Milei, do partido Liberdade Avança, foi eleito presidente neste domingo (19). Milei, de 53 anos, é economista e possui uma trajetória meteórica na política. Após uma extensa carreira como professor universitário e consultor econômico, Milei começou em 2018 a aparecer com frequência nos principais meios de comunicação argentinos, com a divulgação de seu discurso “liberal libertário”, como ele mesmo costuma dizer.

Sempre com opiniões consideradas polêmicas, ele foi ganhando espaço entre representantes da direita, incluindo Bolsonaro e seus filhos, que o apoiaram publicamente nesta eleição.

As opiniões controversas, inclusive, não são poucas. Milei, que se considera um ‘anarco-capitalista’, já se opôs ao aborto, inclusive em casos de estupro, rejeitou a inclusão de educação sexual nas escolas e expressou ceticismo sobre vacinas contra a Covid-19 na época da pandemia, além de ter apoiado a venda e distribuição de armas de fogo para a população civil. Uma das posições mais polêmicas, até então, foi a de legalização do comércio de órgãos.

Após várias aparições na mídia e com um apoio cada vez mais explícito nas ruas da Argentina, em 2021, Milei se elegeu deputado federal.

Leia mais