Ouvindo...

Copom decide sobre taxa de juros nesta quarta-feira, e expectativa é de novo corte

Taxa de juros está em 12,75% desde setembro, quando o Copom esteve reunido pela última vez

Após reunião nesta quarta-feira

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decide nesta quarta-feira (1º) o futuro da taxa de juros no Brasil, e a expectativa é que ocorra o terceiro corte consecutivo na Selic, hoje em 12,75%. O encontro da diretoria começou nessa terça-feira (31), e a resolução deve ser publicada às 18h de quarta.

Em setembro, os integrantes do Copom estiveram reunidos e decidiram cortar a taxa de juros em 0.5 ponto percentual, repetindo o gesto realizado em agosto. Essas duas quedas sucessivas foram as primeiras em três anos, e, com esses cortes, a Selic atingiu seu menor patamar em 16 meses. Após o encontro de setembro, o comitê publicou um documento adiantando que deveriam ser feitos novos cortes da mesma ordem até o dezembro. “Se confirmando o cenário esperado, os membros do comitê, unanimemente, anteveem redução da mesma magnitude [0.5 ponto percentual] nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado”, afirmou o grupo.

Membro do Copom e presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, é um dos principais alvos de aliados do governo Lula (PT), que têm pressionado o órgão por rápidas reduções na taxa de juros. Campos Neto se reuniu nessa manhã (01) com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, no Palácio do Planalto. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a pressioná-lo para forçar um corte mais acentuado. Nesse cenário, em julho, Lula indicou o então secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, e o servidor de carreira do Banco Central, Ailton de Aquino Santos, para ocupar duas cadeiras no Copom. Os dois nomes foram aprovados em sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, e Galípolo chegou a acenar para Campos Neto na ocasião, elogiando a política cautelosa adotada pelo economista.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.