O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta segunda-feira (23) com o músico britânico Roger Waters, no Palácio do Planalto, sobre política e música. O artista, que se apresentará nesta terça-feira (24) no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, aproveitou a estadia na capital federal para visitar o presidente no Palácio do Planalto. Roger Waters tentou conversar com o presidente há cinco anos, mas foi impedido de ingressar na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde Lula estava preso.
Segundo o Palácio do Planalto, Lula falou da importância de um artista de tamanha influência e alcance manter sua consciência política e expressar suas convicções. Na conversa, Roger Waters disse à Lula que apenas fala para as pessoas a respeito dos seus sonhos, citando o desejo de ver a Declaração Universal dos Direitos Humanos feita em Paris, em 1948, como lei no mundo.
Lula também falou que não se conforma com um mundo que tem capacidade tecnológica de erradicar a pobreza e não o faz e, em vez disso, gasta recursos em armas. Além de se apresentar na capital federal, no Brasil, Roger Waters fará shows em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba.