Ouvindo...

Homenageado, ministro do STF vai faltar à cerimônia da Medalha JK, entregue pelo governo de Minas

Kassio Nunes Marques não poderá comparecer ao evento, marcado para esta terça-feira (12), em Diamantina

O ministro Kassio Nunes Marques, do STF

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), não vai participar da cerimônia da entrega da Medalha Juscelino Kubitschek de Oliveira, nesta terça-feira (12), em Diamantina, na Região Central de Minas. O governo mineiro planejava utilizar a solenidade para entregar, a Nunes Marques, a Grande Medalha JK, o mais alto grau da comenda.

A ausência de Nunes Marques foi confirmada à Itatiaia pelo STF. O gabinete do ministro informou que ele não poderá comparecer à cerimônia.

Quem também não viajará a Diamantina é o governador Romeu Zema, do Novo. Cumprindo agendas na Itália, ele será substituído pelo vice-governador Mateus Simões (Novo), que é governador em exercício. Caberá a Simões a tarefa de presidir a cerimônia.

Cento e dezenove medalhas serão entregues a autoridades políticas e judiciárias, personalidades e instituições. Além das Grandes Medalhas, há as Medalhas de Honra, espécie de segundo nível da honraria.

Na lista de agraciados com a Grande Medalha, há, também, nomes como o desembargador José Afrânio Vilela, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB). A presença do emedebista foi confirmada por sua equipe.

Apesar da ausência, Nunes Marques não perde a medalha concedida a ele. Tradicionalmente, honrarias do tipo são entregues posteriormente caso um dos homenageados não possa comparecer à cerimônia.

A ideia da Medalha JK é prestar homenagem a autoridades e entidades que prestem serviços considerados relevantes à coletividade. São levadas em conta atividades e gestos feitos com o objetivo de impulsionar instituições governamentais, uma cidade, o estado ou o país.

A data da entrega é a mesma do aniversário do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Diamantinense, ele nasceu em 12 de setembro de 102. Esposa de Mateus Simões e presidente do Serviço Social Autônomo (Servas), Christiana Renault também será condecorada com uma Grande Medalha.

Clique para ver a lista dos agraciados com a Grande Medalha JK.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.