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CPI dos Ônibus: chefe do setor de Mobilidade da PBH cita as empresas ‘campeãs’ de queixas

André Dantas afirmou que o poder público recebe quase 2 mil denúncias mensais sobre problemas no transporte público; irregularidades podem culminar em multas

Denúncias podem gerar operações para fiscalizar coletivos

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) recebe, mensalmente, cerca de 1,9 mil denúncias a respeito de problemas nos ônibus que circulam na cidade. Os dados foram revelados nesta sexta-feira (11) pelo chefe da Superintendência de Mobilidade do Município de BH (Sumob), André Dantas. Ele prestou depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Ônibus sem Qualidade, instalada pela Câmara Municipal.

Segundo Dantas, as campeãs em queixas são as empresas ASM, Betânia e Anchieta. O chefe do setor de Mobilidade da PBH afirmou que, após o recebimento das denúncias, o poder público faz uma espécie de “filtragem” para selecionar casos mais urgentes, que demandam ações imediatas, como vidros quebrados e peças soltas.

As denúncias podem culminar, inclusive, no envio de técnicos que podem cancelar a viagem e até notificar e multar as empresas.

Dantas disse aos vereadores da CPI que a Sumob conta com a ajuda da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), que tem servidores para atuar na fiscalização dos ônibus.

Ele afirmou que o novo modelo de remuneração das empresas, baseado na quilometragem rodada pelos coletivos e no cumprimento de contrapartidas que garantam viagens de boa qualidade, pode mudar o panorama do transporte público municipal.

“Vejo boas perspectivas. Conseguimos construir um novo modelo de financiamento, que vai nos ajudar a ter a compra de veículos novos”, projetou.

Na quarta-feira (9), vereadores visitaram a garagem da empresa TransOeste, um dos alvos da CPI. Foram constatados problemas, sobretudo, a respeito da idade avançada de alguns dos veículos.

Nesta sexta, o vereador Jorge Santos, do Republicanos, criticou a situação. Essa empresa tem que sair. Ela não tem condições de administrar a linha do Barreiro. São ônibus quebrados, velhos, com mais de 20 ou 30 anos”, protestou.

A Itatiaia procurou o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) para comentar os números apresentados por Dantas. Se houver resposta, este texto será atualizado.

Tem mais de 27 anos de experiência jornalística, como gestor de empresas de comunicação em Minas Gerais. Já foi editor-chefe e apresentador de alguns dos principais telejornais do Estado em emissoras como Record, Band e Alterosa, além de repórter de rede nacional. Foi editor-chefe do Jornal Metro e também trabalhou como assessor de imprensa no Senado Federal, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e no Sesc-MG. Na Itatiaia, onde está desde abril de 2023, André é repórter multimídia e apresentador.