Ouvindo...

Brasil estuda parceria com NASA para utilizar satélites na Amazônia, diz Ministra

Tecnologia norte-americana de satélites de monitoramento foi oferecida ao Governo Federal

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou durante evento realizado neste sábado (5), em Belém, no Pará, que a NASA ofereceu ao Governo Federal a tecnologia de satélites americanos para monitoramento da Amazônia. Os equipamentos que já estão em órbita podem ajudar as autoridades brasileiras na atuação contra desmatamentos na floresta.

A informação foi divulgada durante o evento “Diálogos Amazônicos”, preparação para Cúpula da Amazônia, que também irá ocorrer em Belém, no Pará, na próxima terça-feira (8). Luciana Santos explicou que os técnicos Instituto Nacional de Pesquisas (INPE) estão trabalhando para firmar a parceria com a empresa norte-americana.

“Nós queremos o que houver de melhor na ciência mundial, porque este é o conceito que tem levado o país a alçar os patamares que temos de base científica e tecnológica. Estamos dispostos a fazer esse exercício da ciência aberta, de buscar expertise, mas são coisas em construção”, afirmou a ministra.

A proposta teria sido feita pelo administrador da NASA, Bill Nelson, durante uma visita ao Brasil realizada no fim de julho. Acompanhando o presidente Lula (PT), a ministra recebel Nelson e a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley.

Cúpula da Amazônia

Na próxima semana, o presidente Lula se reúne com representantes de 15 países sulamericanos para a Cúpula da Amazônia. O evento, que reúne chefes de estado dos países amazônicos, busca debater soluções para o desmatamento ilegal e crime organizado, além de encontrar maneiras de gerar financiamento para desenvolvimento sustentável na floresta.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.


Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Leia mais