Pauta inicialmente defendida pelo governador Romeu Zema (Novo), a derrubada de parte dos vetos do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) no Congresso Nacional, que será analisada nesta quinta-feira (27), foi anunciada pelo líder de governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), senador Randolfe Rodrigues (PT), na noite desta quarta-feira (26).
O parlamentar afirmou, nas redes sociais, que houve um acordo com a base para que trechos do projeto sancionado por Lula fossem derrubados, com articulação do deputado federal Rogério Correia (PT). “Amanhã vamos ter um acordo que beneficiará e muito Minas Gerais, aceitando a derrubada de alguns vetos, o que facilitará e alongará a dívida de Minas para o bem de Minas e do povo mineiro”, afirmou Randolfe.
Os dois petistas ainda aproveitaram do anúncio para criticar a gestão de Romeu Zema, afirmando que o governador mineiro nunca participou das negociações pela derrubada dos vetos, que chegou a ser defendida por ele como um dos pré-requisitos para que Minas sequer aderisse ao programa.
“As negociações do Propag avançaram porque a bancada mineira do PT esteve presente. O governador Zema preferiu não participar de um único dia de tratativas em Brasília. Com diálogo e responsabilidade, construímos um acordo que será votado amanhã e que permite a Minas uma dívida mais saudável e administrável. Minas precisa de solução, não de ausência. E nós garantimos isso”, disse Rogério, também nas redes sociais.