Em reunião nesta segunda-feira (8), o MDB decidiu lançar candidato próprio para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O nome escolhido foi o do ex-vereador e ex-deputado estadual, Iran Barbosa (MDB).
A Itatiaia apurou que há a possibilidade do ex-presidente do Atlético, Daniel Nepomuceno, ser o coordenador da campanha do emedebista. Além disso, Iran Barbosa também vai em busca do apoio de Alexandre Kalil (PSD) à sua candidatura.
Na eleição de 2022, Iran foi um dos coordenadores da campanha de Kalil ao governo de Minas Gerais e também ocupou um cargo de assessor especial na Secretaria de Governo da PBH entre janeiro de 2021 e junho de 2022, quando foi
Agora, no entanto, ele terá que disputar o apoio de Kalil com o senador Carlos Viana (Podemos), que também pretende se candidatar a prefeito. Em março, Viana se reuniu com Kalil em Brasília para discutir uma possível aliança com o ex-prefeito de Belo Horizonte visando as eleições de 2024.
Iran Barbosa não ocupa cargo eletivo desde o início de 2019, quando se encerrou o mandato dele na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ele não conseguiu se reeleger para o posto nas eleições de 2018. Com quase 38 mil votos, ficou como quarto suplente na coligação do MDB com PDT, PSB, PV, Podemos e Republicanos.
A reportagem tentou contato com Iran Barbosa e aguarda um posicionamento.