Ouvindo...

Lula diz não ter pressa para definir indicação ao STF: ‘Tem muita gente precipitada’

Presidente lamentou aposentadoria de ministro Ricardo Lewandowski

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não está com pressa para definir quem vai ocupar a vaga do ministro Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal. O ministro deixa o tribunal na próxima terça-feira e teve sua aposentadoria publicada nesta quinta-feira (6).

Veja mais: Lula assina decreto que concede aposentadoria a Ricardo Lewandowski do STF

Questionado durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, Lula afirmou que muitos estão se precipitando e tentando plantar nome por meio da imprensa.

“Eu acho que tem muita gente precipitada. Primeiro, porque quem escolhe sou eu e não estou preocupado com a escolha. Lamento que o ministro Lewandowski tenha completado 75 anos e tenha que se aposentar. Mas a escolha do substituto será feita por mim no momento que eu achar que deva fazer. Não adianta as pessoas ficarem plantando nome, tentando vender candidato pela imprensa. Não é assim que se escolhe ministro do STF. Tem muita gente boa, acho que tem mais gente preparada do que tinha quando eu tive que escolher há 13 anos. Não tem data, não tem mês e não tenho pressa de escolher”, disse.

O presidente foi questionado sobre o que achava do nome do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), citado em entrevista como opção pelo ministro Gilmar Mendes, mas disse que o critério de escolha será dele.

“O critério de escolha, da forma que vai ser escolhida, vai ser feito por mim. Bem pensado, bem discutido e o nome que eu indicar será certamente um nome que vai fazer justiça ao povo brasileiro. O ministro do STF tem que ser uma pessoa que leve em conta que ele tem que cumprir a Constituição. O ministro tem que dar seu voto em função dos autos do processo, na hora que ele for votar. Já indiquei seis, tenho muita experiência, e vou tentar aperfeiçoar as coisas que fiz da última vez”, disse Lula.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais