Ouvindo...

Lula pede à ONU que a Amazônia seja sede da COP30, em 2025

Presidente eleito quer que Brasil sedie a Cúpula do Clima em três anos; ele discursou para o público geral nesta quarta-feira (16)

Lula discursou nesta quarta-feira, na COP 27, no Egito

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pediu que o Brasil organize a COP30, Cúpula sobre Mudanças Climáticas da ONU, prevista para acontecer em 2025. Em sua primeira participação na COP27, que acontece no Egito até a próxima sexta-feira (28), Lula defendeu que algum estado brasileiro da região Amazônica receba a conferência.

Lula citou a possibilidade por duas vezes nesta quarta-feira (16). Na primeira, enquanto participava de um encontro com lideranças indígenas e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), de quem recebeu uma carta compromisso sobre transição climática assinada pelo Consórcio Interestadual Amazônia Legal.

“Acho muito importante que as pessoas que defendem a Amazônia, que defendem o clima, conheçam de perto o que é aquela região para que possam discutir a Amazônia a partir de uma realidade concreta”, afirmou.

A segunda menção sobre o assunto foi no seu discurso principal, em que disse, dentre outras coisas, que o combate às mudanças climátivas devem ser feitas em conjunto com o combate à pobreza em todos os países do mundo.

“A segunda iniciativa é oferecer o Brasil para sediar a COP 30, em 2025. Seremos cada vez mais afirmativos diante do desafio de enfrentar a mudança do clima, alinhados com os compromissos acordados em Paris e orientados pela busca da descarbonização da economia global”, ressaltou.

Leia também: Confira o discurso de Lula na COP27, na íntegra

Lula destacou, ainda, que o Brasil vai presidir o G20, em 2024, e destacou que a “agenda climática” será uma das prioridades do encontro.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.