Lula terá nesta segunda-feira a primeira reunião com equipe de transição

Encontro com grupo liderado por Geraldo Alckmin acontece em hotel na Zona Sul de São Paulo

Ex-presidente Lula vai participar da primeira reunião com equipe de transição

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta segunda-feira (7) com a equipe que fará os trabalhos de transição entre os governos até sua posse, em 1º de janeiro de 2023.

O primeiro encontro de Lula com a equipe de transição está marcado para 10 horas, em um hotel da Zona Sul de Brasília. O petista passou a última semana descansando no sul da Bahia.

A equipe de transição é formada por 50 membros e liderada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB). Até o início do próximo ano, o grupo vai trabalhar no Centro Cultural do Banco do Brasil. O processo será acompanhado por um comitê criado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Congresso

Na terça-feira (8), o presidente eleito irá para Brasília se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e pode se reunir também com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).

O desafio do governo eleito é conseguir aprovar ajustes no orçamento da União para 2023. Segundo Alckmin, é preciso alterar o orçamento para contemplar algumas promessas de campanha de Lula, como a manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600 e o pagamento do piso aos enfermeiros.

Lula deve liderar as articulações para garantir a chamada PEC da Transição, que será apresentada nesta semana no Congresso.

“Nós vamos procurar o presidente da comissão mista de orçamento, o deputado Celso Sabino e procurar os presidentes da Câmara e do Senado. A preocupação, primeiro, é manter o Bolsa Família de 600 para pagá-lo em janeiro, há necessidade de ter a autorização até dia 15 de dezembro. E não ter interrupção de serviços e obras, garantir o orçamento para não ter interrupção de serviços públicos ou paralisação de obras públicas. Isso não está adequado no orçamento que foi enviado ao congresso, então há necessidade de uma suplementação”, afirmou Alckmin.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.

Ouvindo...