Ouvindo...

Rosa Weber é eleita presidente do STF; posse será dia 12 de setembro

Ministra assume lugar de Luiz Fux, que completa dois anos de mandato à frente do tribunal

Ministra Rosa Weber assume presidência do STF

A ministra Rosa Weber foi eleita a nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela assume o lugar do ministro Luiz Fux à frente da Corte e terá como vice o ministro Luís Roberto Barroso, também eleito nesta quarta-feira (10).

A posse de Weber foi marcada para dia 12 de setembro, quando Fux completará mandato de dois anos no cargo. Rosa Weber, que ocupava o lugar de vice-presidente, foi eleita por 10 votos a 1, em processo protocolar do tribunal. O STF adota para a sucessão de seus presidentes um sistema de rodízio, baseado no critério de antiguidade.

“Em especial nesses tempos tumultuados que estamos vivendo, o exercício desse cargo trata-se de um imenso desafio. Vou procurar desempenhá-lo com toda seriedade e com a certeza o apoio de Vossas Excelências, que para mim será fundamental. Sempre na defesa da integridade e da soberania da Constituição e do regime democrático”, afirmou a minisra.

Weber ficará no comando do STF até outubro de 2023, quando completará 75 anos e deixará a corte.

Perfil

A ministra nasceu em Porto Alegre, em 1948. Weber ingressou na magistratura em 1976, como juíza substituta do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Rio Grande do Sul.

Em 1981, Weber foi promovida ao cargo de juíza presidente e chegou a cargo de juíza do TRT em 1991. Em 2011, Rosa Weber foi convidada pela então presidente Dilma Rousseff (PT) para o STF e tomou posse em dezembro daquele ano.

Em 2018, ela assumiu a presidência do Tribunal Superior Eeleitoral (TSE) e presidiu o órgão durante as eleições daquele ano.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.