Ouvindo...

Prefeito de Ibirité é cassado por abuso de poder nas eleições de 2020

Por 4 votos a 3, TRE determinou cassação da chapa eleita, encabeçada por William Parreira

William Parreira

O prefeito de Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, William Parreira (Avante) teve o mandato cassado na tarde desta terça-feira (12), por uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). O julgamento da ação teve 4 votos pela cassação e 3 contrários e também atinge o vice, Paulo Telles.

A Justiça Eleitoral determinou a cassação, em primeira instância, em julho do ano passado, mas Parreiras recorreu da decisão. Ele foi acusado de abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2020, quando foi reeleito, incluindo uso eleitoreiro de um jornal.

Após a decisão de hoje, o TRE ainda julgará eventuais embargos ao processo, caso a defesa de Parreira apresente recursos. Em seguida, no entanto, quem assumirá o cargo é o presidente da Câmara Municipal, o vereador Daniel Belmiro, também do Avante.

A reportagem entrou em contato com o prefeito de Ibirité e aguarda posicionamento.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.