O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu o mandatário colombiano, Gustavo Petro, na Casa Branca nesta terça-feira (3).
A primeira
“Vamos falar sobre drogas, porque temos enormes quantidades de drogas saindo do país deles”, disse Trump na véspera da reunião.
A
Em uma mensagem publicada nas redes sociais, Petro afirmou que o objtivo do encontro é “o combate ao narcotráfico, a partir de uma abordagem que priorize a vida e a paz em nossos territórios.”
Leia mais:
Caso Epstein: entenda por que Bill e Hillary Clinton prestarão depoimento nos EUA Brasileiro vestido de Chewbacca é espancado em estação de esqui na França Captura de Maduro por Trump completa um mês; veja o que mudou desde então
Por outro lado, Trump precisa que o país sul-americano aceite a deportação de milhares de imigrantes em situação irregular. A campanha de deportações dos
O
A relação entre os dois países “será relançada”, prometeu Villavicencio quando chegou em Washington. Já Sánchez disse que com este encontro, “a mensagem é clara: as nações ganham e os criminosos perdem.”
Tensão entre os países
O governo dos
Pouco tempo depois, o país norte-americano retirou o certificado de combate às Drogas da Colômbia, o que colocou em risco centenas de milhões de dólares em ajuda bilateral. Na época, durante uma viagem para a Assembleia Geral de ONU, Petro participou de manifestações contra o governo de Trump em Nova York.
Em seguida, o secretário de Estado, Marco Rubio, revogou o visto do colombiano e sanções pessoais foram anunciadas contra ele a sua família. Trump o acusou de ser um “líder do narcotráfico” e o advertiu para “tomar cuidado” se não quisesse que a Colômbia sofresse o mesmo destino da Venezuela.
Agenda de Petro nos EUA
Agora, com um visto de entrada temporário a Presidência da
Ele participará de uma palestra sobre mudanças climáticas na Universidade de Georgetown, em Whashington D.C., e se reunirá com líderes empresariais do setor cacaueiro, com foco em comércio, sustentabilidade e promoção internacional do produto.
O líder ainda se reunirá com congressistas americanos para fortalecer o diálogo político e legislativo bilateral e realizará um encontro com a diáspora colombiana na Biblioteca Martin Luther King.