Herói ou vilão? Ex-Power Ranger está preso há 10 anos após roubar 43 casas

Ator Yasutomo Ihara confessou ter usado técnicas que aprendeu nas gravações para praticar os crimes

Yasutomo Ihara era dublê do Ranger verde

Muito se fala sobre a vida real reproduzir a ficção. Mas e quando acontece algo que é exatamente o contrário do que se passou nas telinhas? Pois bem, a vida de Yasutomo Ihara, ator japonês de 43 anos, tem sido o exemplo claro disso.

O artista, que atuou na famosa franquia de super-heróis Power Rangers, está preso há mais de 10 anos após ser acusado de efetuar uma série de furtos a casas no Japão.

Leia também

Entenda o caso

Um dos principais nomes da televisão japonesa, o ator teria invadido ao menos 43 casas no país. Uma das coisas que mais impressionou as autoridades durante as investigações foi a forma com que Ihara entrava nas casas.

Quando o caso veio à tona, em 2014, o dublê, que foi preso naquele ano, confessou que usava as habilidades que aprendeu na trama para cometer os roubos. Segundo informações da polícia local, o ator alegou que fazia uso de técnicas de escalada, equilíbrio e agilidade para entrara nas residências. Técnicas essas que são muito comuns em produções de ação, como Power Rangers.

Ihara é acusado de gerar um prejuízo que chegou à cerca de 8 de milhões de ienes, aproximadamente R$321 mil. Após entrar nas casas, o ator levava objetos de valor e deixava os moradores em um verdadeiro rombo.

Segundo as autoridades, ele agia sozinho nos crimes e preferia locais onde pudesse explorar rotas de entrada pelos fundos ou por pontos altos das construções. A experiência como dublê foi essencial para que ele conseguisse fazer os movimentos certos e não fosse pego no momento do crime.

Na época em que foi detido, o ator afirmou estar “desesperado” por dinheiro, porque estava desempregado. Mais de dez anos após a prisão, Ihara continua preso.

Power Rangers: relembre

Yasutomo Ihara interpretava o Ranger verde na trama, quando o personagem estava com a armadura. Para quem não se lembra, a franquia estadunidense estreou em 1993 no país e era baseada em um grupo de adolescentes que se transformam em guerreiros coloridos para salvar o mundo.

A produção teve origem anos antes, no Japão, com a série de televisão “Super Sentai”. A série foi adaptada a partir de cenas de ação japonesas, combinadas com cenas de atores americanos.

Com cenas de ação, monstros e robôs gigantes, a trama se tornou um fenômeno mundial e conquistou o coração de muitos, desde crianças a adultos. A fama foi tanto que Power Rangers já acumulou mais de 25 temporada com várias séries derivadas desde a estreia.

Mariana Taveira é estagiária do portal Itatiaia. Graduanda em Jornalismo pela UFMG, atua na cobertura de Minas Gerais, Brasil, Mundo e Entretenimento. Foi estagiária de produção na Record Minas e é entusiasta de narrativas que nascem do cotidiano e das paixões coletivas.

Ouvindo...