Câmara dos EUA aprova orçamento e encerra segundo ‘shutdown’ do atual governo Trump

Paralisação foi motivada pelo financiamento do departamento que gerencia o ICE, agência responsável por ações anti-imigração violentas

Projeto segue para assinatura de Donald Trump

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou, nesta terça-feira (3), o pacote financeiro de U$1,2 trilhão revisado pelo Senado para encerrar o segundo shutdown do atual governo de Donald Trump.

O shutdown acontece quando o Congresso dos EUA não consegue aprovar um orçamento, iniciando uma paralisação automática de serviços federais no país. O governo havia paralisado no último sábado (31), três meses após o shutdown mais longo da história dos Estados Unidos, que aconteceu entre outubro e novembro do ano passado.

Desta vez, a paralisação foi motivada pelos posicionamentos contrários entre o governo Trump e os democratas sobre o financiamento do Departamento de Segurança Interna (DHS), que financia o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês), responsável por ações violentas que resultaram na morte de dois cidadãos estadunidenses.

Leia mais:

A votação acirrada, tendo 217 votos a favor a 215 contra, sustenta as atividades do governo federal até 30 de setembro, enquanto fornece ao Departamento de Segurança Interna um financiamento de curto prazo por duas semanas.

Os democratas aceitaram aprovar cinco dos seis projetos do texto orçamentário. Enquanto isso, os legisladores retornarão para negociar possíveis mudanças no ICE, à medida que a oposição exige mais restrições às operações. Agora, o projeto segue para assinatura de Donald Trump.

Com Estadão Conteúdo.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...