EUA derrubam drone do Irã que se aproximou de porta-aviões no Oriente Médio

Ação aconteceu a cerca de 800km do litoral iraniano; mesmo com o incidente, as negociações entre autoridades dos países ‘seguem programadas’

Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, e presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O capitão Tim Hawkins, porta-voz do Comando Central dos Estados Unidos, confirmou que um avião de combate derrubou, nesta terça-feira (3), um drone iraniano que se aproximou de um porta-aviões norte-americano no mar Arábico.

“Um caça F-35C do USS Abraham Lincoln derrubou um drone iraniano em legítima defesa e para proteger o porta-aviões e a tripulação a bordo”, afirmou.

A ação aconteceu a cerca de 800km do litoral iraniano. O drone Shaged-139 “continuou voando em direção à embarcação apesar das medidas de desescalada adotadas pelas forças americanas”, disse Hawkins.

Outro incidente

O capitão norte-americano também confirmou um outro incidente, onde embarcações iranianas e um drone se aproximaram “em alta velocidade e ameaçaram abordar e apreender o navio-tanque” M/V Stena Imperative, de bandeira americana.

Hawkins afirmou que um destróier dos Estados Unidos, o USS MCFaul, respondeu com apoio da Força Aérea e escoltou o petroleiro, que agora navega “em segurança”.

Leia também

Negociações entre Irã e EUA

Mesmo com os incidentes, as negociações entre o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, e altos funcionários do Irã “seguem programadas”, disse a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, nesta terça-feira (3). É esperado que o encontro aconteça nesta sexta (6), na Turquia.

* Com informações da AFP.

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...