Ouvindo...

Veja tudo o que se sabe sobre colisão de avião e helicóptero militar em Washington D.C

Até o momento, mais de 300 socorristas seguem com os trabalhos de busca em condições climáticas ruins

Um avião da companhia aérea American Airlines colidiu com um helicóptero militar próximo ao Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington D.C, na noite desta quarta-feira (29), às 21h do horário local, 23h no horário de Brasília.

Até o momento, mais de 300 socorristas seguem com os trabalhos de busca em condições climáticas ruins. Ainda é madrugada em Washington, então a falta de luz, as baixas temperaturas em torno de 4°C e a água congelante do rio dificultam os trabalhos.

Todos os voos do aeroporto de Washington foram suspensos.

O que aconteceu?

Um jato da PSA Airlines operando como American Airlines 5342 bateu em um helicóptero do Exército dos Estados Unidos enquanto se aproximava do pouso no Aeroporto de Washington, segundo a Administração Federal de Aviação.

O avião, modelo Bombardier CRJ700, havia partido de Wichita, no Kansas, com 60 passageiros e quatro tripulantes, enquanto o helicóptero era um Sikorsky H-60, que havia decolado de Fort Belvoir, na Virgínia, com três soldados a bordo. De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), o helicóptero fazia um voo de treinamento no momento do acidente.

A FAA, agência de aviação dos Estados Unidos, está investigando o caso, juntamente com o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB).

Quantas e quem são as vítimas?

Até o momento, ao menos 30 corpos foram retirados da água. Entre as vítimas estão patinadores artísticos dos Estados Unidos e da Rússia, incluindo o casal Evgenia Chichkova e Vadim Naumov, campeões mundiais em 1994.

Segundo a imprensa americana, tanto o avião quanto o helicóptero estão em pedaços dentro do rio, o que dificulta as buscas. Ventania e pedaços de gelo no rio também dificultam os trabalhos de resgate de corpos.

Leia também

Como foi o acidente?

As duas aeronaves transmitiam informações sobre as trajetórias e altitude antes do acidente. O controlador de tráfego do site FlightRadar mostrou que as duas aeronaves seguiam em linha reta e, em certo ponto, viram para o lado, em uma possível tentativa de desvio. No entanto, o avião e o helicóptero fizeram a curva para o mesmo lado e acabaram batendo.

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra, de longe, o momento do acidente. Nele, é possível ver o exato momento em que a colisão acontece e os dois caem no rio.

Está registrada, ainda, a conversa entre os controladores de voo momentos antes da batida. Veja o que eles falaram:

“PAT25, você tem um CRJ à vista? PAT25, passe atrás do CRJ”, disse um controlador de tráfego aéreo às 20h47 de quarta-feira, no horário local.

Poucos segundos depois, outra aeronave entrou em contato com o controle de tráfego aéreo, dizendo:

“Tower, você viu isso?” — Disse se referindo à colisão.

Um controlador de tráfego aéreo, então, redirecionou os aviões que se dirigiam à pista 33 do Aeroporto Nacional Reagan para realizar um contorno. Momentos depois é possível ver a explosão no ar sobre o gelado rio Potomac, próximo do aeroporto.

“Bateu, bateu, bateu, isso é um alerta três”, disseram outros controladores de tráfego aéreo.

“Não sei se você ouviu o que aconteceu antes, mas houve uma colisão na aproximação para a 33. Vamos parar as operações por tempo indeterminado”, comentou outro controlador.

“Tanto o helicóptero quanto o avião caíram no rio”, falou um terceiro controlador dizendo.

“Provavelmente estava no meio do rio”, disse o controlador.

“Eu só vi uma bola de fogo e depois desapareceu. Não vi mais nada desde que eles atingiram o rio. Mas era um CRJ e um helicóptero que colidiram.”

O que dizem as autoridades dos EUA?

O presidente Donald Trump afirmou que está ‘monitorando a situação de perto’. Ele chegou a questionar por que o helicóptero ‘não subiu ou desceu, ou virou’ e por que a torre de controle ‘não disse ao helicóptero o que fazer em vez de perguntar se eles viram o avião’. O presidente agradeceu aos socorristas e desejou que ‘Deus abençoe’ as almas das vítimas.

O vice-presidente JD Vance pediu orações pelos que estavam no acidente. Pete Hegseth, Secretário de Defesa, e Sean Duffy, Secretário de Transportes, também afirmaram que monitoram a situação.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.