Um avião da companhia aérea American Airlines colidiu com um helicóptero militar próximo ao Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington D.C, na noite desta quarta-feira (29), às 21h do horário local, 23h no horário de Brasília.
Até o momento, mais de 300 socorristas seguem com os trabalhos de busca em condições climáticas ruins. Ainda é madrugada em Washington, então a falta de luz, as baixas temperaturas em torno de 4°C e a água congelante do rio dificultam os trabalhos.
Todos os voos do aeroporto de Washington foram suspensos.
O que aconteceu?
O avião, modelo Bombardier CRJ700,
A FAA, agência de aviação dos Estados Unidos, está investigando o caso, juntamente com o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB).
Quantas e quem são as vítimas?
Até o momento,
Segundo a imprensa americana, tanto o avião quanto o helicóptero estão em pedaços dentro do rio, o que dificulta as buscas. Ventania e pedaços de gelo no rio também dificultam os trabalhos de resgate de corpos.
Como foi o acidente?
As duas aeronaves transmitiam informações sobre as trajetórias e altitude antes do acidente. O
Um
Está registrada, ainda, a
“PAT25, você tem um CRJ à vista? PAT25, passe atrás do CRJ”, disse um controlador de tráfego aéreo às 20h47 de quarta-feira, no horário local.
Poucos segundos depois, outra aeronave entrou em contato com o controle de tráfego aéreo, dizendo:
“Tower, você viu isso?” — Disse se referindo à colisão.
Um controlador de tráfego aéreo, então, redirecionou os aviões que se dirigiam à pista 33 do Aeroporto Nacional Reagan para realizar um contorno. Momentos depois é possível ver a explosão no ar sobre o gelado rio Potomac, próximo do aeroporto.
“Bateu, bateu, bateu, isso é um alerta três”, disseram outros controladores de tráfego aéreo.
“Não sei se você ouviu o que aconteceu antes, mas houve uma colisão na aproximação para a 33. Vamos parar as operações por tempo indeterminado”, comentou outro controlador.
“Tanto o helicóptero quanto o avião caíram no rio”, falou um terceiro controlador dizendo.
“Provavelmente estava no meio do rio”, disse o controlador.
“Eu só vi uma bola de fogo e depois desapareceu. Não vi mais nada desde que eles atingiram o rio. Mas era um CRJ e um helicóptero que colidiram.”
O que dizem as autoridades dos EUA?
O presidente Donald Trump afirmou que está ‘monitorando a situação de perto’. Ele chegou a questionar por que o helicóptero ‘não subiu ou desceu, ou virou’ e por que a torre de controle ‘não disse ao helicóptero o que fazer em vez de perguntar se eles viram o avião’. O presidente agradeceu aos socorristas e desejou que ‘Deus abençoe’ as almas das vítimas.
O vice-presidente JD Vance pediu orações pelos que estavam no acidente. Pete Hegseth, Secretário de Defesa, e Sean Duffy, Secretário de Transportes, também afirmaram que monitoram a situação.