Em meio à grande tensão, Irã e EUA planejam encontro em Omã nesta semana; saiba mais

Ainda não se sabe quais assuntos serão discutidos na reunião; diálogos acontecem em um momento de maior tensão entre Teerã e Washington

Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, e presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Os Estados Unidos e o Irã estão planejando uma reunião em Omã nesta sexta-feira (6). O que será discutido no encontro ainda não está alinhado, disse um diplomata de um país árabe à AFP.

A reunião estava originalmente agendada para acontecer na Turquia. Em Istambul, o encontro serviria para discutir questões de política nuclear, mísseis e o apoio iraniano a grupos armados fora de suas fronteiras, com a participação de outros países.

“Os iranianos solicitaram uma reunião em Omã e os americanos aceitaram este local, mas ainda estão trabalhando nos parâmetros das conversas”, explicou a fonte sob anonimato.

A agência de notícias iraniana Isna publicou uma informação semelhante, afirmando que o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, chefiará a delegação do Irã, que também incluirá dois diplomatas de alto escalão: Majid Tajt-Ravanchi e Kazem Gharibabadi.

O enviado norte-americano, Steve Witfkoff, representará Washington nas negociações. Também é provável que o genro do presidente dos EUA Donald Trump, Jared Kushner participe do encontro.

Os diálogos de sexta-feira vão acontecer em um momento de maior tensão entre Teerã e Washington, após os EUA terem deslocado um porta-aviões para o Oriente Médio, em meio à disputa diplomática depois de o Irã reprimir duramente uma onda de protestos antigovernamentais.

*Com informações da AFP.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...