Após ameaças ao aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, general alerta sobre retaliação

Trump disse que Khamenei é um ‘homem doente’ e que era ‘hora de buscar uma nova liderança para o Irã'

Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, e presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Irã fez um alerta nesta terça-feira (20) aos Estados Unidos de que qualquer ação militar contra a liderança do país, o aiatolá Ali Khamenei, geraria uma “retaliação devastadora”. O recado foi dado pelo porta-voz do Estado-Maior das Forças Armadas Iranianas, general Abolfazl Shekarchi.

Conforme a estatal Press TV, o general rejeitou as recentes ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Não damos importância significativa ao clamor de Trump”, disse.

O norte-americano disse ao portal Politico no fim de semana que Khamenei é um “homem doente”, dizendo que "é hora de buscar uma nova liderança no Irã". Teerã condenou as declarações.

Leia também

“Trump sabe que, se estenderem a mão da agressão contra o nosso líder (Khamenei), não apenas a cortaremos... como incendiaremos o mundo deles e não lhes deixaremos nenhum refúgio seguro na região”, disse o general.

A Comissão Parlamentar de Segurança Nacional do país afirmou que um ataque contra o aiatolá seria uma “declaração de guerra contra todo o mundo islâmico”, podendo incitar uma convocação para a “jihad”, a guerra santa.

O conflito entre Trump e o governo iraniano se deu sobretudo após o início dos protestos no Irã, que configuraram os mais violentos desde 1979. Mais de 5 mil pessoas morreram nas manifestações.

Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...