Deputado da Dinamarca xinga Trump por ameaças sobre compra da Groenlândia

Discurso no Parlamento Europeu foi interrompido e acontece em meio a tensões entre os países; representante dinamarquês reitera que a ilha não está a venda

Deputado da Dinamarca e membro do Parlamento Europeu, Anders Vistisen

O deputado da Dinamarca, Anders Vistisen, fez um forte discurso contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nessa terça-feira (20). Os países vêm enfrentando tensões após o republicano ameaçar anexar a Groenlândia, território autônomo do país nórdico.

Na ocasião, o membro do Parlamento Europeu reforçou que a ilha Ártica não está a venda. Após a fala, ele teve o discurso interrompido. O vice-presidente da instituição, Nicolae Ștefănuță, repreendeu o dinamarques pela linguagem inapropriada.

Leia também:

"É contra as nossas regras. Nós temos regras claras sobre insultos, linguagem que é inapropriada para esta sala. Desculpe interromper, mas é inaceitável, mesmo que você tenha fortes sentimentos políticos sobre isso”, declarou Ștefănuță.

Ameaças de Trump

Trump vem intensificando os esforços para os Estados Unidos tentem adquirir a Groenlândia desde o primeiro mandato na Casa Branca. Em 2019, ele chegou a comparar uma possível compra a um “grande negócio imobiliário.”

Porém, na época, a ideia foi rejeitada pelas autoridades groenlandesas e dinamarquesas, que insistiram que a ilha não estava à venda.

Após vencer a eleição de 2024, Trump reativou a oferta que novamente foi recusada. Já no fim do ano passado, ele realizou uma coletiva de imprensa afirmando que não descartava uma ação militar para tomar controle da ilha.

Em janeiro deste ano, o secretário de Estado, Marco Rubio, disse a parlamentares que o presidente deseja comprar a Groenlândia em vez de invadi-la.

No último fim de semana, o republicano anunciou a imposição de tarifas aduaneiras de até 25% a parceiros estratégicos e membros da Otan que se opõem ao desejo do estadunidense. Entre os países estão Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...