O deputado da Dinamarca, Anders Vistisen, fez um forte discurso contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nessa terça-feira (20). Os países vêm enfrentando tensões após o republicano ameaçar anexar a
Na ocasião, o membro do Parlamento Europeu reforçou que a ilha Ártica não está a venda. Após a fala, ele teve o discurso interrompido. O vice-presidente da instituição, Nicolae Ștefănuță, repreendeu o dinamarques pela linguagem inapropriada.
Leia também:
Chefe da Otan defende ‘diplomacia moderada’ para abordar crise da Groenlândia Em tom de ameaça, Trump discursa em Davos: ‘Tudo o que queremos é a Groenlândia’
"É contra as nossas regras. Nós temos regras claras sobre insultos, linguagem que é inapropriada para esta sala. Desculpe interromper, mas é inaceitável, mesmo que você tenha fortes sentimentos políticos sobre isso”, declarou Ștefănuță.
Ameaças de Trump
Porém, na época, a ideia foi rejeitada pelas autoridades groenlandesas e dinamarquesas, que insistiram que a ilha não estava à venda.
Após vencer a eleição de 2024, Trump reativou a oferta que novamente foi recusada. Já no fim do ano passado, ele realizou uma coletiva de imprensa afirmando que não descartava uma ação militar para tomar controle da ilha.
Em janeiro deste ano, o secretário de Estado, Marco Rubio, disse a parlamentares que o presidente deseja
No último fim de semana, o republicano anunciou a imposição de