O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, disse a parlamentares que o presidente
Um plano atualizado para a aquisição do território, que atualmente pertence à Dinamarca, foi solicitado por Trump aos assessores da Casa Branca, enquanto Rubio fazia a declaração aos parlamentares.
A fala foi feita durante uma reunião informativa na segunda-feira (5) com parlamentares das principais comissões de serviços armados e de política externa dos EUA.
Rubio, porém, não entrou em detalhes sobre essa suposta compra da Groenlândia. Desde o primeiro mandato, o território é desejado por Trump.
A
Declaração da Otan
Nesta terça-feira (6), líderes de seis países da Otan se reuniram com a premiê dinamarquesa, Mark Frederiksen, para
“A segurança do Ártico deve, portanto, ser alcançada coletivamente, em conjunto com os aliados da Otan, incluindo os EUA, defendendo os princípios da carta da ONU, incluindo a soberania, a integridade territorial e inviolabilidade das fronteiras”, dizia o comunicado.
“Cabe à Dinamarca e à Groenlândia, e somente a elas, decidir sobre assuntos que dizem respeito à Dinamarca e à Groenlândia”, acrescentou.
Casa Branca não descarta ação militar
A secretária de imprensa da asa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta terça-feira (6), em comunicado, que Trump “deixou claro que
Segundo Leavitt, o presidente e sua equipe discutem “várias opções” para alcançar esse objetivo de política externa. “Evidentemente, o