Donald Trump, comentou novamente sobre a possibilidade de iniciar internvenções em Cuba. Nesta sexta-feira (27), durante coletiva de imprensa na Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos falou em uma “tomada de controle amistosa” sob o país caribenho.
Para Trump, o movimento se faz necessário diante de “problemas muito sérios” enfrentados por Cuba. O estadunidense declarou ainda que o governo cubano mantém diálogo com ele acerca do tema.
O governo cubano está conversando conosco e tem problemas muito sérios, como vocês sabem. Eles não têm dinheiro, eles não têm nada neste momento. Mas estão conversando conosco e talvez tenhamos uma tomada de controle amistosa de Cuba”, declarou Donald Trump.
Dias antes, ainda nessa quarta-feira (25), Marco Rubio, o secretário de Estado dos EUA, afirmou que Cuba precisava passar por uma “mudança radical”, pouco depois de os Estados Unidos flexibilizar suas restrições às exportações de petróleo para a ilha, que atravessa uma grave crise econômica, por “razões humanitárias”.
As afirmações de Marco Rubio sobre o Cuba foram feitas em uma cúpula de chefes de governo da Comunidade do Caribe (Caricom). Segundo o jornal Miami Herald, pouco antes desse encontro, funcionários americanos próximos ao secretário se reuniram com Raúl Rodríguez Castro, neto do ex-líder cubano Raúl Castro.
Rodríguez Castro não ocupa nenhum cargo oficial no governo cubano, mas é considerado uma figura influente na ilha.
Desde janeiro desse ano, o governo de Trump impõe um bloqueio energético a Cuba, alegando a “ameaça excepcional” que a ilha comunista, situada a apenas 150 km da costa da Flórida, representa para a segurança nacional americana.
*Com informações de AFP News