Em meio a ameaças à UE sobre a Groenlândia, Trump diz que ‘não pensa na paz’

Declaração ocorre em meio a várias tentativas do governo estadunidense de conseguir conquistar a Groenlândia

Donald Trump, presidente dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que não se sente mais “obrigado a pensar apenas na paz” após não ter vencido o Prêmio Nobel neste ano. A declaração foi feita em uma carta enviada ao premiê norueguês, Jonas Gahr Stoere, obtida pela agência Reuters.

“Considerando que seu país decidiu não me conceder o Prêmio Nobel da Paz por ter impedido mais de 8 guerras, não me sinto mais obrigado a pensar apenas na paz, embora ela sempre seja predominante, mas agora posso pensar no que é bom e apropriado para os Estados Unidos da América”, escreveu o norte-americano.

A declaração ocorre em meio a várias tentativas do governo estadunidense de conseguir conquistar a Groenlândia, território dinamarquês cobiçado pelos EUA por sua posição estratégica.

Leia também

Nos últimos dias, Trump chegou a dizer que gostaria de comprar o território e ameaçou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) com tarifas aos países que se opõem a ele. A União Europeia, após isso, considerou retaliar os EUA também com tarifas após a ameaça.

Os líderes da UE farão uma cúpula emergência na quinta-feira (22) em Bruxelas, na Bélgica, para discutir as ameaças americanas. “Não nos deixaremos chantagear”, disse Lars Klingbeil, vice-chanceler e ministro das Finanças da Alemanha.

Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...