O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, zombou do seu
“Eu o vi ontem, com aqueles lindos óculos de sol. Que diabos aconteceu? Vi ele tentar ser durão”, disse Trump. A fala ocorre após Macron defender os interesses europeus frente às ameaças norte-americanas de anexação da
Sobre o imbróglio, Trump disse que não pretende usar a força para tomar a ilha, mas foi categórico ao afirmar que a Europa não pode defender o território como os EUA. “As pessoas acham que eu vou usar a força, mas eu não preciso usar a força. Eu não quero usar a força, eu não vou usá-la. Estou buscando negociações imediatas para discutir a aquisição da Groenlândia pelos EUA”, disse.
O magnata republicano ainda classificou a ilha como um “grande e belo pedaço de gelo”, e criticou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar entre os EUA e a União Europeia criada em 1949, que ainda tem a Dinamarca como país fundador. “Nós demos à Otan muito, e não recebemos nada de volta”, disse.
Na terça-feira, Trump publicou uma imagem cravando uma bandeira dos EUA na ilha dinamarquesa e ameaçou taxar os países que defendem a Groenlândia. O republicano afirma que se não tomar posse do território, ele pode ser ocupado pela Rússia e pela China, usando o argumento para alegar questões de segurança nacional e mundial.
Macron, por sua vez, criticou a política externa dos EUA e afirmou que a União Europeia tem ferramentas para retaliar. “A Europa tem ferramentas muito fortes agora, e temos que usá-las quando não somos respeitados e quando as regras do jogo não são respeitadas. O mecanismo anti-coerção (da União Europeia) é um instrumento poderoso, e não devemos hesitar em utilizá-lo no ambiente difícil de hoje”, disse.