Durante
Em uma fala inflamada no Fórum, Trump disse que “só os Estados Unidos podem assegurar a Groenlândia” e criticou a forma como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) lida com a segurança do território. Destacou também a construção de bases militares no Ártico destinadas à Dinamarca e diz que o país “tentou” atuar na manutenção da área.
Trump ressaltou que não pretende usar força para anexar a Groenlândia e busca abrir negociações para adquirir o território. “Tudo que nós queremos é a Groenlândia”, disse de forma contundente, “nós nunca pedimos, nem recebemos nada, provavelmente nunca teremos, a não ser que eu decida usar a força excessiva onde ela seja imparável, mas não faremos isso”, completou em menção direta ao secretário-geral da Otan, Mark Rutte.
Leia também:
Europa indo ‘na direção errada’
Em crítica voltada ao continente europeu, Trump disse “amar a Europa”, mas que ela “não está indo na direção correta”. O comentário foi em referência às movimentações de imigração em massa no território, constantemente combatidas nos Estados Unidos durante o atual governo.
Ainda chamou de “pessoas burras” quem adota o uso de usinas eólicas para geração de energia renovável. Segundo Trump, “essa busca pelo golpe verde é a maior enganação” e destacou a China como exemplo de país que vende a tecnologia, mas não a usa.
(Sob supervisão de Alex Araújo)