Parlamento Europeu congela acordo comercial com os EUA após ameaça à Groenlândia

Decisão acontece em meio a tensões entre a União Europeia e o país norte-americano sobre a conquista da ilha Ártica

Presidente da Comissão de Comércio Internacional do Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu decidiu suspender a análise do acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos nesta quarta-feira (21). O anúncio foi feito pelo presidente da Comissão de Comércio Internacional da instituição, Bernd Lange.

A decisão acontece após declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, sobre assumir o controle da Groenlândia, território autônomo da Dinamarca.

Segundo Lange, o Parlamento vinha avançando na definição da posição sobre duas propostas legislativas de Turnberry - acordo que previa a suspensão de tarfias sobre todos os produtos industriais dos EUA exportados para a UE - com o objetivo de negociar com o Conselho Europeu e viabilizar compromissos previstos entre o país e o bloco.

Leia também:

O Acordo de Turnberry ainda previa a criação de um sistema de cotas tarifárias para diversos produtos agroalimentares estadunidenses. A medida poderia permitir a entrada de determinados volumes desses itens no mercado europeu com tarifas reduzidas ou zeradas.

Porém, o processo foi interrompido. Trump anunciou, na última semana, que pretende impor tarifas sobre produtos europeus caso não consiga anexar a Groenlândia. Lange afirmou que ao ouvir o discurso do republicano em Davos, foi possível perceber que não houve recuo de posição.

“Ele [Trump] quer que a Groenlândia faça parte dos EUA, quer sentar à mesa para discutir um preço. O único compromisso assumido foi o de não usar a força militar sobre a Groenlândia”, disse.

Lange ainda afirmou que ao utilizar tarifas como instrumento de coerção, Trump “inaugura um novo tipo de relação” com a União Europeia. Caso o cenário persista, ele acredita que “não há possibilidade de compromisso.”

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...